3 de jun. de 2011

A quatro meses do ENEM, candidatos intensificam os estudos

            Porta de entrada nas principais universidades públicas do Brasil, o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, teve suas inscrições abertas, via internet, no último dia 23 de maio. O exame será apenas no mês de outubro, porém, os candidatos já seguem a rotina de estudos para alcançarem seus objetivos no maior teste educacional aplicado no Brasil.

            No Colégio Fênix Santa Paula, em São Caetano do Sul, a prova é tratada como prioridade, a começar pela inscrição, que é realizada pela própria escola. Os alunos, também, são incentivados a realizar plantões de dúvidas, sempre com a supervisão de um professor, que garante uma preparação eficaz. “Não adianta estudar na última hora, nós incentivamos o estudo contínuo, para que o conteúdo seja abordado e todas as dúvidas sanadas”, afirma Genilce Paganotti, professora do Colégio Fênix.


            Na visão do Colégio a prova é uma etapa muito importante, pois é quando os estudantes começam a definir o seu próprio futuro. Essa responsabilidade, também, é passada para os alunos, como o caso da estudante Natalia Torgan, que cursa o terceiro ano do ensino médio, participa e realiza monitoria nos plantões de dúvidas. “Nós procuramos estudar juntos, para que um ajude a tirar a duvida do outro”, ressalta Natalia, que pretende ingressar no curso de Engenharia Química em alguma universidade pública.


            A primeira etapa da preparação foi iniciada com a realização dos plantões de dúvidas e provas simuladas, que ajudam os futuros universitários a adquirirem resistência física e mental, necessárias para que o estudante consiga realizar o exame até o final. “São dois dias de prova com 190 questões, além da redação. O ENEM exige muita resistência”, ressalta Natalia Torgan.


            Com a proximidade da prova, o estudo massivo deve ser revezado com lazer, deixando as vésperas do exame apenas para a descontração. “Os alunos são instruídos a deixar os livros de lado nos dias que antecedem a prova. Uma vez que seguiram a rotina de preparação para o vestibular, não adianta intensificar os estudos nos últimos dias antes do exame, porque a confusão, certamente, vai tomar conta da cabeça dos estudantes. Por isso, é preciso que se dediquem ao descanso e relaxamento”, finaliza Genilce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário