Os documentários “Lixo Extraordinário”, uma coprodução entre Brasil e Reino Unido, dos diretores Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, e “Uma verdade Inconveniente”, idealizado pelo ex-vice presidente norte americano Al Gore, são um verdadeiro banho de inclusão e responsabilidade ambiental para aqueles que ainda não repararam que o planeta Terra necessita de cuidados.
A produção de Al Gore foi um marco na batalha contra a poluição desenfreada que ocorre em todo o planeta. Antes do documentário, nenhuma outra produção com o tema havia tido tanta exposição. A obra mostra o quanto o dióxido de carbono é prejudicial ao planeta e como o seu excesso na atmosfera afeta diretamente o clima da Terra, pois contribui massivamente para o aquecimento global.
Já o documentário “Lixo Extraordinário”relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vick Muniz com catadores de material reciclável no lixão do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, um dos maiores aterros sanitários do Mundo. No filme, o artista fotografa um grupo de sete catadores de lixo com o objetivo, apenas, de retratá-los. No entanto, o contato com os personagens revela a dignidade e o desespero que cada um enfrenta no dia a dia. Com o retrato de cada um em mãos, sempre relacionado a uma obra cultural, Vick Muniz e os catadores-modelos iniciam um processo de remontagem das fotos utilizando o lixo do próprio aterro sanitário.
Vale a pena assistir aos dois documentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário