7 de fev. de 2012

Socialização é a chave para um bom desempenho escolar

             Em todo início de ano letivo, vários alunos novos ingressam na escola pela primeira vez ou por uma simples transferência. Nesta etapa, o mais importante é a ambientação da criança ou adolescente na instituição, para que ela tenha um bom convívio em sua vida escolar. E é neste momento que um trabalho conjunto entre pais, professores e demais colaboradores deve ser feito para ajudar o estudante.

             Dentro da escola, para o corpo docente e demais funcionários, o trabalho é mais ativo. “Todos os professores e colaboradores devem ficar sempre atentos à convivência entre alunos, tratar a todos com o mesmo grau de afinidade e até proporcionar uma interação entre eles”, ressalta a pedagoga e vice-diretora Geral do Colégio Fênix Santa Paula, Renata Souza Leite.

             A pedagoga ainda enfatiza a importância da conversa entre os pais e as crianças. “Os pais devem sempre se interessar pelo cotidiano de seus filhos. É importante perguntar como foi o dia de aula, se fizeram amigos, se chegou alguém novo na sala e, a partir daí, incentivá-los a fazer novas amizades ou a acolher os colegas novos”, afirma Renata. “Se o pai ou a mãe sentirem que a criança está com dificuldades para se enturmar, é importante expor a situação junto à escola, que possui profissionais especializados e capacitados para lidar com o problema”, acrescenta.

              Em caso de problemas, tanto os pais quanto os professores e colaboradores devem informar a direção da instituição. “Qualquer sinal de dificuldades para se enturmar deve ser passado imediatamente aos coordenadores e diretores. Um problema mal trabalhado no início pode levar ao aluno consequências sérias de aprendizado. Por isso, pais e escola em sincronia e a atenção de todos são fundamentais para que tudo corra bem durante a ambientação dos alunos”, finaliza Renata Souza Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário