27 de fev. de 2012

Segredos para conviver em grupo


      Por Isabel Baptista, Dir. Pedagógica do Colégio Fênix Santa Paula   

         Seja com familiares, amigos ou colegas de trabalho, você sempre se relaciona com grupos sociais. Com a sua forma de pensar e agir, você interage constantemente com os demais. Se você quer manter a sua individualidade e contribuir para o desenvolvimento desses grupos, leia as dicas abaixo.


1-Seja autêntico: se você demonstrar como você realmente é, não terá nada para esconder e gerará uma predisposição melhor dos outros em relação à sua pessoa.

2-Não tente agradar aos outros a qualquer custo.

3-Exercite a tolerância. Nem sempre as coisas são feitas ou ditas como você gostaria ou faria. Aprenda a aceitar pensamentos e formas de ser diferentes, mesmo que você não concorde com eles.

4-Escute com atenção o que os outros têm a dizer e analise o que eles expõem e propõem, dando espaço para que eles falem e se expliquem. Isso ajudará a saber o que os outros pensam para responder da melhor maneira e não ter discussões desnecessárias.

5-Manifeste as suas ideias com sinceridade, mas não seja radical e fale com delicadeza para não ferir os sentimentos dos outros. Autenticidade não é sinônimo de agressividade.

6-Estimule os relacionamentos. Procure gerar situações em que todos possam compartilhar momentos agradáveis, conversas e atividades divertidas. Assim você alimentará um sentimento de união entre as pessoas e mais integração entre o grupo.

7-Preserve as suas convicções. Fazer parte de um grupo não significa que todos os seus integrantes tenham que pensar da mesma maneira. Se você for uma pessoa segura, poderá manter a sua individualidade e, assim, enriquecer o grupo.

8-Mostre-se aberto para incorporar novos integrantes e estimule o grupo a ser flexível nesse sentido.

Importante

•Confiança, respeito mútuo e comunicação entre os integrantes são imprescindíveis para manter boas relações dentro de um grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário