18 de jan. de 2012

Sim, o importante é participar...

Por Prof.° Rafa Dutra - Coordenador do Núcleo de Formação Humana do Colégio Fênix Santa Paula         
  
          Abrimos o ano de 2012 cheios de expectativas e novos projetos no Colégio Fênix Santa Paula. Queremos continuar as atividades bacanas que promovemos em 2011 e, principalmente, promover novas atividades e novos espaços de encontro, troca, estudo, convivência, reflexão e socialização entre alunos, professores e familiares.

            Esse ano promete! E é com esse espírito que minha primeira coluna do ano é, na verdade, um grande convite à participação! Tenho uma crença de que a formação de nossa subjetividade e de nossa identidade se dá principalmente pela forma que participamos dos espaços que vivenciamos, seja no convívio familiar, nas aulas da escola, nas baladas com os amigos, nas tarefas do trabalho ou no engajamento em outras ações.

            A forma como participamos dos espaços que compõem nosso cotidiano faz toda diferença na formação de quem somos, e ser mais ativo é uma escolha pessoal, que acredito fazer toda a diferença, pois se sentir realmente parte de algo é de extrema importância!

            Vivemos em uma sociedade em que o que vale não é participar, mas vencer. Sabemos que nesse modelo todos nós perdemos, afinal, com essa lógica de relações, alguns se beneficiam, mas todos perdem! E por isso que queremos criar diferentes espaços de participação para os nossos alunos, seus familiares e professores, para que possamos ser mais ativos na construção de nossa escola, na formação de nossos alunos e em nosso próprio desenvolvimento.

            Participar não é se destacar! Participar é estar presente, se apropriar do que acontece, ir atrás das informações, dar a sua opinião, frequentar os espaços oferecidos e solicitar novos espaços de participação.

            Para esse ano que se inicia, várias atividades estão planejadas, e a participação de todos será fundamental, não apenas para fazer valer o nosso planejamento, mas também para criar novas possibilidades que não foram ainda pensadas por nós.

            Conto com a sua participação, e estou aberto ao diálogo com todos aqueles que querem se juntar a nós nesse desafio, que é tirar as pessoas de casa, do computador, da TV e dos shoppings para frequentar outros espaços, aprender coisas novas, encontrar outras pessoas, trocar experiências e, de fato, participar ativamente da construção de nossa escola, da formação de nossos alunos e de nós mesmos!

            Em 2012, o importante é participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário