21 de dez. de 2011

Tempus Fugit


Por Rafa Dutra
           Lembro-me do primeiro texto que escrevi para essa coluna no início de 2011, e “de repente” me pego escrevendo o texto de final de ano. Mais uma vez fica a sensação de que o ano passou rápido, e entramos no mês de dezembro com a postura de diminuir um pouco o ritmo, começar a avaliar o que foi feito, replanejar nossos passos e tomar fôlego para iniciar o próximo ano!

          Para nós, o ano de 2011 foi extremamente rico. Acertamos, erramos, conseguimos manter projetos bacanas, desenvolver novas propostas e chegar nesse momento com a sensação de dever cumprido. Sem dúvida, a avaliação de 2011 é positiva! Iniciamos esse ano com duas novas aulas na escola: “Vida de Adolescente”, para os 6º, 7º e 8º anos do EF II, e “Projeto de Vida”, para alunos do 9º ano do EF II ao 3º ano do Ensino Médio, além do projeto “Conversando Sobre”, que envolveu a participação dos familiares de nossos alunos. Sem dúvida, essa experiência nos proporcionou muito aprendizado sobre o que é preciso manter, o que é preciso mudar e o que podemos agregar.

              Em 2012 essas duas “aulas” ganharão uma nova dimensão em dois grandes projetos de nosso colégio: o NFH – Núcleo de Formação Humana (que será para toda a escola) e o PAV – Programa de Apoio ao Vestibulando (que será para o Ensino Médio). O projeto “Conversando Sobre” fará parte do Fênix JUNTOS, um departamento do NFH voltado para atividades que promovam o diálogo e a integração entre a escola e a família.

             Com isso, chegamos ao final de 2011 não apenas com a sensação de que esse foi um ano muito produtivo e de muito aprendizado, mas, também, cheios de expectativas para o ano que virá. Esperamos que em 2012 possamos continuar contando com a participação de pais e alunos para as novas atividades e que, juntos, seja possível fazer diferença na formação de nossos alunos. 


            Mais um ano chega ao fim e mais uma vez parece que o tempo fugiu (tempus fugit). No entanto, mais uma vez, terminamos um ano contentes com os resultados atingidos e cheio de expectativas de novas ações e novas propostas para o ano seguinte!

          Obrigado por acompanharem essa coluna e nossas atividades em 2011. E para 2012, deixo uma mensagem nas palavras de Carlos Drumond de Andrade:

        “Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.

         É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.

Forte Abraço e Feliz 2012!

Prof. Rafa Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário