13 de dez. de 2011

Deixar de sonhar? Jamais!

Por Andréa Brandão
            Crescer e tornar-se uma pessoa adulta não é nada fácil, as responsabilidades chegam, a vida financeira passa a ser de extrema importância, o sonho de formar uma família fica cada vez mais evidente, formar-se numa boa faculdade e arrumar um excelente emprego. Vários sonhos, muitas expectativas. Dia a dia de um adulto: Muitas conquistas, algumas derrotas, cair e levantar, mudar, persistir, tentar pela última vez, semear, colher, acreditar, aprender e ensinar sempre.

            Nós adultos, somos referências para as nossas crianças, e muitas vezes por não conseguirmos conquistar tudo que almejamos nos tornamos pessoas egoístas.

             Isso significa que, muitas vezes, deixamos de respeitar os desejos delas para impor as nossas vontades, os nossos sonhos, os nossos ideais e por isso transferimos as nossas frustrações para pessoas que também tem ou terão os seus sonhos.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer:
- Quero que meu filho seja doutor!
-Meu filho será um grande jogador de futebol!

            Tenho certeza que nenhum pai e mãe faz isso por mal, muitas vezes é inconsciente; mas sendo os maiores responsáveis pelos filhos, suas atitudes devem ser bem analisadas. Antes de qualquer tipo de formação acadêmica, de qualquer escolha, temos que ter a certeza que o elo que une pais e filhos deve ser o do amor e do respeito mútuo. Nenhuma formação é mais importante que uma família sólida e unida. Nenhum doutor é verdadeiramente feliz, se não tem como alicerce pais presentes, solícitos e amorosos.

            Isso não quer dizer que os pais não devam opinar sobre a vida de seus filhos; pelo contrário, devem sim participar diariamente de suas escolhas, mas jamais impor-lhes sonhos e condutas que não sejam pertinentes a
eles.

Deixar de sonhar? Jamais!
Sonhar o “seu sonho”? Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário