1 de nov. de 2011

Porque eu?

Por Enzo Amato

                O ser humano é como uma corrente, tão forte quanto seu elo mais fraco, e com esta simples metáfora deixo claro que fazer atividade física é um elo tão importante quanto estudar, dormir, comer, trabalhar, se divertir, entre outros, muitas vezes damos mais importância para uns e menos para outros, mas se um deles é deixado de lado, em algum momento a "corrente" vai nos deixar na mão, ou nos limitar demais. Nessa hora você pode repensar se vale a pena fortalecer demais um elo enquanto o outro fica esquecido.

             Não é mais novidade recomendar atividade física para pessoas de qualquer idade, se você lê revistas, jornais, navega na internet ou assiste TV, certamente já se inteirou de que fazer atividade física é extremamente importante para sua saúde, proporciona maior disposição, aumento da auto-estima, melhora o sono, o humor, o raciocínio rápido, reduz o risco de doenças, de depressão, stress etc...

           Na nossa rotina diária temos horas definidas, ou ao menos recomendadas, para tudo, na média, de 4 a 7 horas de estudo, por volta de 8 horas de sono, de 3 a 6 refeições por dia, muitas horas no fim de semana para se divertir, enfim, para construir uma "corrente" cada vez mais forte, basta encaixar de 30 a 60 minutos de atividade física vigorosa de 2 a 5 vezes na semana.  A maior dificuldade das pessoas é poder definir o horário para cuidar deste "elo", na primeira semana o ânimo de começar é grande, mas o que conta é a perseverança de continuar nos próximos meses e deixar aquele horário do dia reservado para sua atividade física, afinal isso também é um investir em você. Cada um deve praticar sua atividade física preferida, se ainda não encontrou a sua, continue experimentando, convide algum amigo, pesquise, vá a luta. O principal não é começar, é continuar!

Enzo Amato

Nenhum comentário:

Postar um comentário