2 de set. de 2011

A família como base nos estudos

            Estudar, estudar e estudar. Para uma criança ou adolescente, esse pode parecer o maior desafio da vida. De certa forma é, levando em consideração a idade e o que eles possuem de responsabilidade. E, para os pais, o maior orgulho é ver seus filhos se destacando nos estudos e aprendendo os valores corretos.

            Diversas pesquisas comprovam que a participação dos pais na vida escolar dos filhos é determinante para um bom desenvolvimento dos estudos e, consequentemente, a chegada de boas notas. “O aluno se sente mais seguro tendo o apoio dos pais nas tarefas escolares”, afirma Renata Souza Leite, vice-diretora geral do Colégio Fênix.

            Portanto, reserve um tempo na sua agenda para acompanhar de perto as atividades de seu filho. Procure acompanhar tarefas e trabalhos escolares, crie o hábito de ver junto com a criança o caderno com as lições da escola e verificar se o filho fez as tarefas propostas pelo Colégio. Além disso, não deixe de estabelecer horários de estudo e informar-se sobre matérias e provas.

Vestibular: o diálogo é a melhor saída


            Qual carreira seguir? Onde acho a melhor universidade? Dá para ganhar dinheiro e fazer o que gosta? Será que vou conseguir?

            Estas são apenas algumas das questões que ficam ecoando na cabeça dos vestibulandos. E, com a chegada dos principais vestibulares, isso só tende a se agravar. Por isso, o diálogo familiar torna-se imprescindível, para que o adolescente se sinta seguro e preparado para fazer escolhas e alcançar seus objetivos.

             Por isso, procure passar suas experiências para os jovens e conheçam seus filhos. Não os tratem como adolescentes rebeldes. Saibam que este é um momento de muita cobrança e o que eles mais precisam é de alguém para mostrar o caminho seguro a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário