7 de jun. de 2011

Você conhece o “Conversando sobre”?

        A parceria entre a escola e a família é defendida por todos os estudiosos da Educação e sabemos o quão é difícil realizar, na prática, essa tarefa. Na tentativa deconstruir essa aproximação estamos apenas formalizando uma atividade que já desenvolvemos desde o segundo semestre de 2010.

      O Projeto “Conversando sobre”, de início, será dividido em dois tipos de atividades: as palestras que são abertas a todos os pais e que acontecem na última quarta-feira de cada mês (às 20h) e as oficinas temáticas que serão vivências e trocas de experiências realizadas com inscrição prévia dos pais e vagas limitadas.

     A ideia desse projeto é criar um espaço de relação com a família, buscando trazer informações significativas que contribuam para o relacionamento com os filhos e que favoreça o vínculo dessa tríade tão importante para a Educação (aluno, escola e família).

         Em maio tivemos nosso maior público na palestra “Adolescência e Sexualidade: na sua época não era assim?”, e acreditamos que isso seja resultado de diversos fatores, como a participação ativa dos alunos na construção e durante a palestra (o resultado final apresentado foi o que os alunos consideraram importante os pais saberem a respeito desse tema), a participação dos pais em palestras anteriores e a divulgação realizada durante a Reunião de Pais.

        Durante esse encontro uma mãe propôs fazer o movimento contrário, ter um encontro com os pais e formatar uma palestra para nossos alunos, e vamos fazer isso, nosso encontro com os pais para a construção dessa atividade acontecerá no início do segundo semestre.

       Esse mês faremos a mesma palestra, que seria reorganizada apenas para os pais do 6º ao 8º ano. No entanto, com o sucesso e o desejo de que tivessem outra oportunidade, mudaremos a proposta inicial e faremos esse encontro voltado para os pais do 6º ano ao 3º EM.

       Estamos apenas iniciando as atividades que visam construir uma relação cada vez mais forte entre a família e a escola, e para que tudo dê certo não apenas a participação, mas também as sugestões de todos são mais que bem-vindas, são indispensáveis!

        Estamos juntos?

        Forte Abraço,

Prof. Rafa Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário