26 de abr. de 2012

Cálculo das médias trimestrais do Ensino Médio



1º TRIMESTRE 2012
Obs.: Prova Oficial (PO)
Prova Substitutiva (PS)
Atividades (AT)

1)    HISTÓRIA:
·         2 Provas Oficiais no valor de 0,0 (zero) a 7,0 (sete)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 3,0 (três)
PO = 70% da média
Atividade = 30% da média




M = PO1 + PO2 + AT
              2
2)    GEOGRAFIA:
·         1 Prova Oficial no valor de 0,0 (zero) a 7,0 (sete)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 3,0 (três)
PO = 70% da média
Atividade = 30% da média




M = PO + AT
3)    INGLÊS:
·         2 Provas Oficiais no valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 2,0 (dois)
PO = 80% da média
Atividade = 20% da média



 

M =   PO1 + PO2   x 0,8 + AT
              2
4)    MATEMÁTICA:
·         2 Provas Oficiais no valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 2,0 (dois)
PO = 80% da média
Atividade = 20% da média



 

M =   PO1 + PO2   x 0,8 + AT
              2
5)    FÍSICA:
·         2 Provas Oficiais no valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 2,0 (dois)
PO = 80% da média
Atividade = 20% da média



 

M =   PO1 + PO2   x 0,8 + AT
              2

6)    QUÍMICA:
·         2 Provas Oficiais no valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 2,0 (dois)
PO = 80% da média
Atividade = 20% da média



 

M =   PO1 + PO2   x 0,8 + AT
              2




7)    BIOLOGIA:
·         2 Provas Oficiais no valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 2,0 (dois)
PO = 80% da média
Atividade = 20% da média


 

M =   PO1 + PO2   x 0,8 + AT
              2

8)    REDAÇÃO:
·         1 Prova Oficial no valor de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco)
·         Atividades de classe e extraclasse
PO = 50% da média
Atividade = 50% da média




M = PO + AT
9)    GRAMÁTICA:
·         1 Prova Oficial no valor de 0,0 (zero) a 7,0 (sete)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 3,0 (três)
PO = 70% da média
Atividade = 30% da média




M = PO + AT
10) LITERATURA 1os e 2os anos:
·         1 Prova Oficial no valor de 0,0 (zero) a 8,0 (oito)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 2,0 (dois)
PO = 80% da média
Atividade = 20% da média




M = PO + AT
11) LITERATURA 3os anos:
·         1 Prova Oficial no valor de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco)
·         Atividades de classe e extraclasseno valor total de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco)
PO = 50% da média
Atividade = 50% da média




M = PO + AT
12) SOCIOLOGIA:
·         1 Prova Oficial no valor de 0,0 (zero) a 7,0 (sete)
·         1 Prova Substitutiva
·         Atividades de classe e extraclasse no valor total de 0,0 (zero) a 3,0 (três)
PO = 70% da média
Atividade = 30 % da média




M = PO + AT
13) FILOSOFIA:
·         1 Prova Oficial no valor de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco)
·         Atividades de classe e extraclasseno valor total de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco)
PO = 50% da média
Atividade = 50% da média




M = PO + AT
14) ARTE:
·         Presença em aula e atividades de classe e extraclasse = 100% da média.
Alunos que não frequentam farão trabalhos e provas




ATENÇÃO:
    1)    Calendário de PO’s e PS's programado pela escola
    2)    Prova Substitutiva (PS): terá como função a reposição da Prova Oficial perdida na data ou substituirá a menor nota abaixo de 60% de aproveitamento, dentreas Provas Oficiais realizadas.
O conteúdo avaliado será o acumulado até a data.
Por se tratar de prova substitutiva não haverá reposição da mesma, sob qualquer motivo.


           3)    Atividades:
3.1) Resolução de exercícios da apostila, feitos em classe;
3.2) Resolução de exercícios da apostila, feitos em casa;
3.3) Resolução de exercícios “especiais” elaborados pelo professor;
3.4) Relatório de trabalho de Campo;
3.5) Relatório de laboratório;
3.6) Pesquisa sobre assuntos diversos;
3.7) Análise de filme;
3.8) Leitura e prova de livro;
3.9) Provas agendadas pelo professor;
3.10) Adaptação e montagem de peça de teatro, de obra literária.

             4)    Recomendações aos alunos:

5.1)       Melhore o aproveitamento participando efetivamente da aula, estando atento ao professor, envolvendo-se, concentrando-se nas atividades propostas e elucidando suas dúvidas;

5.2)       Desenvolva hábitos regulares de estudo, revendo e executando em casa os conteúdos trabalhados em sala de aula (aula dada, aula estudada). Para atingir seus objetivos acadêmicos, é muito importante estudar diariamente, sempre no mesmo horário e em um lugar tranquilo, de preferência em uma mesa organizada especialmente para isso. Nunca estude deitado e/ou com a televisão ligada e/ou ouvindo música e/ou com computador ligado (a não ser que ele seja usado para complementar seus estudos), isto é, estude longe de qualquer coisa que o distraia. Comece os estudos com um tempo mínimo de 1 hora e vá aumentando na medida do possível;


5.3)       Procure ajuda através dos apoios com o professor (véspera de prova) e os plantões de dúvida com os alunos (durante a semana), nos horários estipulados;

5.4)       Seja mais responsável quanto às tarefas solicitadas. Elas indicarão se você aprendeu (fixando aprendizagem) ou se não aprendeu (tirando dúvidas). Lembre-se também de que as atividades compõem média;

5.5)       Leia regularmente, livros, revistas e jornais. Atualize-se!

5.6)       Cultive bom relacionamento com seus familiares, conversando sobre suas dificuldades e pedindo sua orientação;

5.7)       Tenha um projeto de vida, estabelecendo objetivos passo a passo. A motivação está diretamente ligada ao que se deseja obter;

5.8)       Não espere que seus pais e a escola o cobre de suas obrigações, afinal, tudo isso é parasua vida;

5.9)       Senhores pais, somos parceiros nesta missão, ajude-os a cumprir estas recomendações.
Atenciosamente,
Coordenação

25 de abr. de 2012

"Conversando Sobre" abre espaço para troca de ideias e esclarecimentos


            A segunda edição do Projeto “Conversando Sobre”, em 2012, realizada ontem, sobre o tema sobre "Considerações sobre o acompanhamentoescolar dos filhos: Reflexão acerca da maturidade e do agir cotidiano”, reuniu pais e educadores em um bate-papo esclarecedor, no auditório do Colégio Fênix Santa Paula.

            O psicólogo e psicopedagogo,Fábio Fonseca, coordenou os trabalhos apresentando dicas e temas de como acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos. O ponto alto da noite foi a troca de ideias e dúvidas dos pais, como ressalta o Paulo Ricardo Silva, pai dos alunos, Leonardo (5°ano) e Augusto (2°ano). “A palestra é muito importante,já que nós, pais, temos muitas dúvidas em relação a educação dos nossos filhos e temos que saber como lidar com as transformações na vida deles”, finaliza Ricardo.

            E, o próximo encontro já está marcado. Assim como de costume, na última terça-feira do mês, dia 29 de maio. O bate-papo “Conversando Sobre” acontecerá no auditório do Fênix Santa Paula. Fique atento aos comunicados e participe!

O descobrimento do Brasil no CineNúcleo


20 de abr. de 2012

6° aos 9° anos: Tarefa de Casa


Terra à vista! O Brasil completa 512 anos


No dia 22 de abril de 1500, os portugueses chegaram a nosso país. Comandados por Pedro Álvares Cabral avistaram o imponente Monte Pascoal, montanha próxima à cidade de Porto Seguro, na Bahia. Assim, a história conta o nascimento do Brasil, que teve como primeiro nome Ilha de Vera Cruz. Aqui, no Fênix Santa Paula, esta importante data é lembrada com atividades, trabalhos e cartazes que ficam anexados por todo o Colégio. 


“Mais do que comemorar o descobrimento do Brasil o que nós fazemos é manter o civismo no adolescente e ensinar as crianças a importância deste momento. Queremos reavivar o orgulho de ser brasileiro dentro de cada um”, ressalta a vice-diretora geral, Renata Souza Leite.


21 de Abril: Uma data muito importante 


Outro momento que jamais poderá passar em branco na vida dos brasileiros é o dia 21 de abril, que marca a morte do inconfidente mineiro e revolucionário brasileiro, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, condenado à forca por participar da Inconfidência Mineira, movimento que lutava, entre outras coisas, pela Independência do Brasil.


Aqui, em nosso Colégio, a data é lembrada juntamente com o descobrimento do Brasil, com atividades, cartazes e trabalhos expostos.   

19 de abr. de 2012

No dia do Índio, a “Tribo Fênix” se caracterizou na escola


            Cocares, arcos, flechas, exposições e pinturas tribais. Com todos esses elementos, o “Dia do Índio” foi lembrado no Fênix Santa Paula. Durante todo o período de aula, as crianças dos Ensinos Infantil e Fundamental I se caracterizaram e compartilharam da alegre festa preparada pelo Núcleo de Formação Humana – NFH, para lembrar esta data tão especial para o nosso país.

            Contagiados com o significado do dia – que visa lembrar os direitos dos índios e toda história que ajudaram a construir –, os alunos pareciam fazer parte de uma verdadeira tribo. A escola amanheceu com exposições e murais feitos pelos estudantes, que contaram a história dos índios brasileiros e sintetizaram tudo aquilo que ainda aconteceria no Fênix Santa Paula. “O nosso intuito é mostrar o real significado do povo indígena, além de toda a história e cultura que os envolve”, ressalta a vice-diretora geral do Colégio, Renata Souza Leite.

            Aos poucos, os “indiozinhos” foram tomando forma pelos corredores. Um a um, os alunos do Infantil e EF I foram caracterizados pelas professoras Marisa Castro e Valéria San Roman, com a ajuda da inspetora Marlene. “As crianças se divertem muito com as caracterizações e, nós, como educadores, não poderíamos deixar passar em branco esse momento”, afirma a coordenadora do Núcleo de Cultura e Arte, Marisa Castro.