28 de fev. de 2012

Exposição Energia - SESC Itaquera


Mangá, Pintura e Artemania estão com inscrições abertas


            Já estão abertas as inscrições para os cursos extracurriculares de Desenho (Mangá e Anatomia Humana), Pintura (óleo ou acrílica sobre tela) e Artemania (Reciclagem), do Colégio Fênix Santa Paula. As aulas, já tradicionais em nossa instituição, são ministradas pela professora Ariete Kano.

            Em 2012, as aulas ocorrerão as terças e quintas-feiras, em dois horários, das 8h30 às 11h30 ou das 13h às 16h. Para mais informações, basta entrar em contato com a tesouraria do Colégio Fênix Santa Paula através do telefone, 4221-1334. Além de poderem conversar com a professora Ariete em nossa instituição.

27 de fev. de 2012

Segredos para conviver em grupo


      Por Isabel Baptista, Dir. Pedagógica do Colégio Fênix Santa Paula   

         Seja com familiares, amigos ou colegas de trabalho, você sempre se relaciona com grupos sociais. Com a sua forma de pensar e agir, você interage constantemente com os demais. Se você quer manter a sua individualidade e contribuir para o desenvolvimento desses grupos, leia as dicas abaixo.


1-Seja autêntico: se você demonstrar como você realmente é, não terá nada para esconder e gerará uma predisposição melhor dos outros em relação à sua pessoa.

2-Não tente agradar aos outros a qualquer custo.

3-Exercite a tolerância. Nem sempre as coisas são feitas ou ditas como você gostaria ou faria. Aprenda a aceitar pensamentos e formas de ser diferentes, mesmo que você não concorde com eles.

4-Escute com atenção o que os outros têm a dizer e analise o que eles expõem e propõem, dando espaço para que eles falem e se expliquem. Isso ajudará a saber o que os outros pensam para responder da melhor maneira e não ter discussões desnecessárias.

5-Manifeste as suas ideias com sinceridade, mas não seja radical e fale com delicadeza para não ferir os sentimentos dos outros. Autenticidade não é sinônimo de agressividade.

6-Estimule os relacionamentos. Procure gerar situações em que todos possam compartilhar momentos agradáveis, conversas e atividades divertidas. Assim você alimentará um sentimento de união entre as pessoas e mais integração entre o grupo.

7-Preserve as suas convicções. Fazer parte de um grupo não significa que todos os seus integrantes tenham que pensar da mesma maneira. Se você for uma pessoa segura, poderá manter a sua individualidade e, assim, enriquecer o grupo.

8-Mostre-se aberto para incorporar novos integrantes e estimule o grupo a ser flexível nesse sentido.

Importante

•Confiança, respeito mútuo e comunicação entre os integrantes são imprescindíveis para manter boas relações dentro de um grupo

24 de fev. de 2012

Calendário de Provas - EF II


Aulas de Robótica no Grupo Fênix de Educação


    Quem faz parte da “Família Fênix” sabe quanto a direção do Colégio se importa com a questão das novas tecnologias e com o estimulo cognitivo dos alunos. E, mantendo a tradição de sucesso, os cursos de Robótica do Fênix Santa Paula.


    Em 2012, a escola remodelou toda a grade curricular da disciplina, com os métodos Lego Zoom e Lego Líder, e reformou o laboratório. Além disso, as aulas de Robótica contam com toda a experiência do prof. Caio Gaeta, que se especializou nos novos métodos.


Confira abaixo as datas atualizadas, lembrando que as aulas acontecem uma vez por semana.


Lego Líder
Horários:

Manhã

Segunda-Feira
(16h às 17h45)
Quarta-Feira
(16h às 17h45)
Quinta-Feira
(16h às 17h45)
Sexta-Feira
(09h30 às 11h10)






Lego Zoom
Horários:

Manhã

1º Ano
Segunda-Feira
11h50 às 12h30
5º Ano
Terça-Feira
11h50 às 12h30
3º Ano
Quarta-Feira
11h50 às 12h30
4º Ano
Quinta-Feira
11h50 às 12h30
2º Ano
Sexta-Feira
11h50 às 12h30
Tarde
1º Ano
Segunda-Feira
11h50 às 12h30
5º Ano
Terça-Feira
11h50 às 12h30
3º Ano
Quarta-Feira
11h50 às 12h30
4º Ano
Quinta-Feira
11h50 às 12h30
2º Ano
Sexta-Feira
11h50 às 12h30


Solidariedade, um exercício diário


    Indicado pela Dir. Pedagógica Isabel Baptista

         O conceito de solidariedade nas escolas é construído por meio do convívio social, dia após dia, pois é no cotidiano que as crianças desenvolvem as virtudes. "Por exemplo, quando há conflito entre dois alunos, o professor deve promover o diálogo entre eles: ao se expressarem e dizerem o que os incomoda eles aprendem a olhar o outro com generosidade", explica Luciene, educadora física.

            Mas a família também tem papel fundamental na construção desse caráter. "É preciso que a criança sinta a união de pais e irmãos e os vejam praticando a solidariedade entre eles mesmos", comenta o psicoterapeuta e educador Leo Fraiman (SP). Fisiologicamente, fazer o bem é muito saudável: estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA), com cerca de 2700 pessoas, apontou que ser solidário e praticar algum trabalho voluntário é benéfico ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida.

4 PASSOS QUE ESTIMULAM A SOLIDARIEDADE

            Para que o seu filho se torne um cidadão do bem — daqueles que auxiliam alguém a atravessar a rua, doam, emprestam...—, ele precisa ser motivado desde a infância. Veja como incentivá-lo:

1- Ensine a compartilhar

            As crianças estão discutindo por um brinquedo? Simplesmente tire o delas e diga que você só o devolverá quando elas entenderem que devem brincar juntas ou aprender a emprestar. "Para não ter dor de cabeça, muitos pais preferem resolver o problema comprando um brinquedo igual para cada filho, reforçando o individualismo e gerando o egoísmo. O distanciamento das pessoas faz com que elas nunca enxerguem as necessidades do outro", diz o psiquiatra Içami Tiba (SP).

2 - Encoraje as iniciativas solidárias

            Caso a escola esteja promovendo alguma ação solidária, estimule seu filho a participar. Melhor: pai e mãe devem se informar sobre o projeto e verificar como podem colaborar efetivamente. "Contribuir apenas com dinheiro é algo muito cômodo, preguiçoso. É importante que os pais expliquem para as crianças o significado de vestir a camisa, se engajar", avisa Fátima Balthazar, arte educadora e assessora pedagógica especialista em valores humanos (SP). Acima de tudo, mostre que devemos fazer o bem incondicionalmente, sem esperar nada em troca.

3 - Não trabalhe pela criança

            A sua não colaboração pode acontecer numa situação simples, como não ajudá-lo a arrumar a bagunça dos brinquedos. É importante que o pequeno entenda que cooperar com a mãe e o pai para manter a casa em ordem é ser solidário. Ensine que cada um deve dar o melhor de si para o outro e que quando a gente se ajuda todo mundo sai ganhando.

4 - Evite comparações

            Se você tem um filho solidário e o outro não, respeite o jeito de agir de cada um e trabalhe para mudar o cenário. Observe com atenção o cotidiano da criança menos solidária e, ao perceber qualquer atitude generosa dela, elogie e a faça entender que aquilo é solidariedade. Mostre o quanto a outra parte ficou feliz e o bem estar que ela própria acabou sentindo. Incentive a agir mais assim.

MUITO TRABALHO A FAZER

            Apesar de muitos brasileiros serem solidários e não medirem esforços para ajudar o próximo, ainda estamos caminhando muito devagar nesse sentido. Uma pesquisa recente realizada pela Charities Aid Foundation (instituição de caridade do Reino Unido) e o Instituto Gallup, em 153 países do mundo, avaliou que o Brasil ocupa a 76ª posição no ranking mundial de caridade. Somos menos solidários que a média da população mundial! Os países mais altruístas são Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda e Suíça. Está aí um bom motivo para desenvolvermos a solidariedade desde a infância.

Fonte: REVISTA NOVA ESCOLA.

Alunos dos 5°s anos se preparam para conhecer a “Energia”


            Equilíbrio, pode parecer redundante, mas na vida é preciso que tudo esteja na mais perfeita sintonia. Na próxima quarta-feira, dia 29, os alunos dos 5os anos terão a oportunidade de conhecer a exposição “Energia”, no SESC Itaquera, que apresenta, de forma lúdica e interativa, o universo da energia, seu impacto nas condições de vida da humanidade, os desafios para a construção do futuro e o conhecimento de questões energéticas dos pontos de vista científico, histórico, econômico e político.

            Os alunos que tiverem interesse em participar do estudo de meio devem entrar em contato com a tesouraria do Colégio Fênix Santa Paula (4221-1334), as adesões serão aceitas até a próxima segunda-feira, dia 27. A saída, que será no próprio Fênix Santa Paula,  está marcada para às 7h e o retorno previsto para às 12h30.       

Serviço:

Estudo de Meio: Exposição Energia;
Data: 29 de fevereiro de 2012;
Horário: Os alunos deverão chegar ao colégio às 6h45;
Saída às 7h00 // Retorno previsto para às 12h30;
Não haverá aula para o período da tarde;
Período integral e semi-integral terão aula normalmente (inclusive o almoço);
Pagamento: deverá ser efetuado na tesouraria do Colégio até o dia 27/02/2012;
Os alunos deverão estar uniformizados;
Levar um lanche REFORÇADO, evitando iogurtes, queijos, maionese e dar preferência à liquidos como sucos e refrigerantes com tampa de rosca;
Os alunos poderão levar máquina fotográfica, mas esta será de inteira responsabilidade dos mesmos. 

Baile de Carnaval - Ensino Fundamental I


17 de fev. de 2012

Mensagem aos formandos de 2011


      Na última terça-feira, tivemos a colação de grau dos formandos 2011 do Colégio Fênix Santa Paula e para lembrarmos desse momento de forma especial, a diretora pedagógica do Fênix, Isabel Baptista, mandou uma mensagem para os nossos ex-alunos.

MENSAGEM AOS FORMANDOS

            O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura! Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em você, meus parabéns!

            Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura você prova ser parte dessas pessoas.
            Parabéns pela formatura! A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.
            Parabéns e muito sucesso! Por acreditar que este dia chagaria, você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho.
            Merecidamente venceu, e hoje os aplausos são todos para você! Parabéns, Formando!            Os que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento.
             Parabéns! O talento,a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui.
             Parabéns!Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas

Nova turma 5° ano


            O Colégio Fênix Santa Paula informa que, desde o dia 13 de fevereiro foi aberto mais um 5º ano no período matutino. A mudança se fez necessária devido o grande número de alunos matriculados na série.

            Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio, Cilene Donadio, a medida servirá para garantir aos nossos alunos uma aula de qualidade e para isso nos preocupamos com a quantidade de alunos em sala de aula. “Precisaremos de uns dias para viabilizar alguns assuntos burocráticos; como compra de carteiras, espaço físico e contratação de professores, por isso pedimos a compreensão dos pais”, ressalta Cilene.

            A direção do colégio agradece a confiança depositada na instituição e se coloca a disposição para esclarecimentos.

16 de fev. de 2012

Palestra com Thiago Oliveira - "Dia do Esportista"


            Em comemoração ao dia do esportista, que acontece dia 19 de fevereiro, a coordenação de esportes e eventos do Colégio Fênix Santa Paula proporcionará aos alunos do Ensino Médio uma palestra com o jornalista Thiago Oliveira, apresentador do programa Super Esporte, na TV Gazeta. No evento sobre esporte e mídia, também estarã presentes alguns atletas de diversas modalidades para conversar e mostrar um pouco do dia-a-dia de sua profissão.

Serviço:

Palestra: Dia do Esportista;
Local: Colégio Fênix Santa Paula;
Data: sexta-feira, 17 de fevereiro;
Horário: 8h

Robótica EF II e Médio: Conheça o Projeto Líder


15 de fev. de 2012

Em 2012, comece a pensar em uma forma sustentável de gerar energia


            Em 2012, a Organização das Nações Unidas – ONU, instaurou o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”, que contará com diversas ações para a divulgação e conscientização em todo o mundo. Durante o ano, aqui em nosso Colégio, vamos trabalhar ideias e formas de melhorar a geração de energia em nosso planeta. Mas, ao certo, o que é energia sustentável?

            A palavra sustentável quer dizer tudo aquilo que tem condições para se manter ou conservar. Portanto, a energia sustentável não precisa ser limpa ou renovável, mas, sim, manter um ciclo equilibrado de produção e consumo, para que a própria natureza tenha tempo de se recuperar de possíveis abalos sofridos.

            Com a campanha do “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”, a ONU tem por objetivo levar a energia elétrica para todas as casas, duplicar o peso global da energia renovável e melhorar a eficiência energética antes de 2030. O próprio Secretario Geral da entidade, Ban Ki-moon, reconhece a dificuldade em alcançar as metas. Mas, nós, do Fênix Santa Paula, acreditamos que a mudança começa em cada pessoa. Por isso, fiquem atentos, pois, ao longo do ano, divulgaremos ações para fazermos nossa parte por um mundo melhor. 

14 de fev. de 2012

Para que corra tudo bem durante o ano, fique atento às nossas regras de conduta

            O Colégio Fênix Santa Paula é uma instituição que prima pelo respeito e o bom convívio de nossos alunos e professores, portanto, é muito importante que as regras de conduta sejam respeitadas. Para que não haja dúvidas sobre como se comportar na escola, aí vão alguns lembretes:

Objetos de uso pessoal

            É proibido o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos. A escola não se responsabiliza por extravio, perda ou esquecimento desses objetos.

            Para ajudar na comunicação, os alunos do 1° ao 6° ano terão agenda que devem ir e voltar diariamente dentro da mochila.

Uniforme

            O uso do uniforme é obrigatório desde o primeiro dia de aula. Caso o estudante tenha feito encomenda, deverá apresentar o recibo na secretaria do Colégio, dentro de um prazo de 15 dias. O aluno que não estiver uniformizado ficará impedido de assistir às aulas. Já nas sextas-feiras o uso do uniforme é opcional somente para os estudantes do Ensino Médio. Não se esqueça de que seu filho estará em um ambiente escolar, portanto, quando o uniforme não for obrigatório, ele deverá se vestir adequadamente. A novidade para 2012 diz respeito ao uso de chinelos. A partir deste ano somente poderá ser usado o modelo personalizado do Fênix Santa Paula, que será vendido na malharia da instituição.

Horário

            Os estudantes do primeiro ao nono ano entram às 7h30. Já quem está no Ensino Médio tem que acordar um pouco mais cedo, pois o sinal bate às 7h20. Em caso de atraso, o aluno terá 10 minutos de tolerância para o acesso à sala de aula. Após esse período, ele só poderá entrar na segunda aula.

Nunca é recomendável atrasar ou faltar. Em dia de prova, então, nem se fala. Mas, caso não tenha solução, a tolerância para a entrada é de cinco minutos. Depois desse tempo, o aluno deverá requerer uma nova data para a realização do exame.

            Os estudantes do Ensino Fundamental I só sairão do Colégio com a presença do pai ou responsável. Caso outra pessoa vá buscar a criança, deverá ser entregue à secretaria uma autorização por escrito, datada e assinada.

            Se o seu filho é do Ensino Fundamental II, terá a saída livre mediante autorização prévia com preenchimento da carteirinha, assinada e com foto. Caso o estudante esqueça, ele deverá encaminhar-se à secretaria para contato telefônico com o responsável. Em caso de extravio, o aluno deverá requerer segunda via. Se houver necessidade de terceira via, será cobrada uma taxa de R$ 5.

            No caso dos estudantes do Ensino Médio, a saída também será livre mediante requerimento do responsável. Vale ressaltar que todas as precauções são tomadas pensando única e exclusivamente na segurança do seu filho.

13 de fev. de 2012

INFORMATIVO: Formatura 9° e 3° ano


Atenção Srs. Pais e Formandos (as) do Colégio Fênix Santa Paula:


COLAÇÃO DE GRAU                                          BAILE DE GALA
DATA: 15 FEVEREIRO 2012                              DATA: 23 DE MARÇO 2012               
HORÁRIO: 20h                                                      HORÁRIO: 22h
                 (Formandos chegar com 30 minutos de antecedência) 
 Local: SAMYR Buffet                                              Local: SAMYR Buffet
 Av. Goiás, 3200, Barcelona                                      Av. Goiás,3200, Barcelona 
                                                                                    
CONVITES DO BAILE À VENDA NA TESOURARIA DO COLÉGIO ATÉ O DIA 20 DE MARÇO 
VALOR:  R$75,00 cada com direito ao Buffet  coquetel completo
Os formandos que não comparecerem no dia da entrega, deverão retirar os convites no escritório da empresa (Rua: Fenícia,361, Pq. Novo Oratório,Santo André).


Informações Importantes: 
·         Traje da Colação de Grau: Esporte Fino (não será permitida a entrada de chinelo,crocs,pantufas);
·         Traje do Baile de Gala convidados: Social Completo (não será permitida a entrada de tênis,boné,touca,calça jeans);   
·         Traje baile formandos: Smoking: 9º ano faixa e gravata azul.  3º ano faixa e gravata vermelha.                                                                                                                                                     
·          É obrigatória a apresentação do convite para entrar na formatura (inclusive o formando);
            Não será permitida a entrada de máquinas fotográficas ou filmadoras de qualquer porte, pois a empresa detém a exclusividade fotográfica.      
                                                                                                                 
FORMATURA – Festa única e inesquecível, para você, seus pais, familiares e amigos.
Mais informações no telefone: 2228-2952 ou 7881 6566(Melão)
www.caireseventos.com.br / contato@caireseventos.com.br /leandromelao@hotmail.com

10 de fev. de 2012

INFORMATIVO - Carnaval para o EFI

            O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Vamos animar e resgatar as tradicionais marchinhas, oferecendo às crianças um ambiente colorido com muita alegria, dança e música. No dia 17/02/2012, faremos nosso carnaval (só para alunos) no horário normal de aula.

            Os alunos poderão vir sem uniforme ou com fantasia. Durante a semana confeccionarão máscaras para usarem no dia do evento.

Não será permitido:
- Trazer tinta spray colorida para os cabelos;
- Trazer Spray de espuma.

A Mãe Possível


A origem do Carnaval


 Por Isabel Baptista, Diretora Pedagógica do Colégio Fênix Santa Paula  

        O carnaval é uma das festas mais populares do mundo, mas você sabe a origem do Carnaval? Na verdade não se sabe ao certo qual é a origem dessa festa animada, mas os primeiros relatos dizem que o carnaval originou-se na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C., e era uma festa onde os gregos realizavam seus agradecimentos aos deuses.

            Especificamente no Brasil conta-se que iniciou-se em 1641 e foi obra do governador de Salvador que queria homenagear o rei Dom João IV, porém outras fontes apontam o ano de 1723 como inicio da festa de carnaval no Brasil trazida pelos portugueses . Embora não haja uma data exata consensual do inicio dos festejos em nosso país o certo é que tornou-se a festa mais popular do Brasil e que já se espalhou pelo mundo inteiro.

            Alguns historiadores dizem que o carnaval era um festival religioso e primitivo, outros dizem que é uma festa pagã. Mas o certo mesmo é que o fim do carnaval marca o inicio da quaresma e consequentemente a preparação para a Páscoa. O carnaval é uma festa que celebra a vida e a alegria.

8 de fev. de 2012

Novidade, também, no esporte


            Assim como já foi adiantado no ano passado, mais duas modalidades farão parte da “Escola de Esportes” do Fênix. Para 2012, o Badminton e a Patinação Artística entrarão como mais uma opção para os alunos do Colégio. “Queremos estimular a prática de novos esportes dentro da escola, e a escolha do Badminton e da Patinação foram feitas para dar uma opção diferenciada, pois são dois esportes olímpicos que não possuem uma prática tão comum”, ressalta o coordenador de esportes, Marco Sacheta.

            Todas as aulas serão ministradas no próprio Fênix Santa Paula, com professores específicos da área. Em breve, a direção do Colégio divulgará mais informações sobre como ingressar nas modalidades.

7 de fev. de 2012

Socialização é a chave para um bom desempenho escolar

             Em todo início de ano letivo, vários alunos novos ingressam na escola pela primeira vez ou por uma simples transferência. Nesta etapa, o mais importante é a ambientação da criança ou adolescente na instituição, para que ela tenha um bom convívio em sua vida escolar. E é neste momento que um trabalho conjunto entre pais, professores e demais colaboradores deve ser feito para ajudar o estudante.

             Dentro da escola, para o corpo docente e demais funcionários, o trabalho é mais ativo. “Todos os professores e colaboradores devem ficar sempre atentos à convivência entre alunos, tratar a todos com o mesmo grau de afinidade e até proporcionar uma interação entre eles”, ressalta a pedagoga e vice-diretora Geral do Colégio Fênix Santa Paula, Renata Souza Leite.

             A pedagoga ainda enfatiza a importância da conversa entre os pais e as crianças. “Os pais devem sempre se interessar pelo cotidiano de seus filhos. É importante perguntar como foi o dia de aula, se fizeram amigos, se chegou alguém novo na sala e, a partir daí, incentivá-los a fazer novas amizades ou a acolher os colegas novos”, afirma Renata. “Se o pai ou a mãe sentirem que a criança está com dificuldades para se enturmar, é importante expor a situação junto à escola, que possui profissionais especializados e capacitados para lidar com o problema”, acrescenta.

              Em caso de problemas, tanto os pais quanto os professores e colaboradores devem informar a direção da instituição. “Qualquer sinal de dificuldades para se enturmar deve ser passado imediatamente aos coordenadores e diretores. Um problema mal trabalhado no início pode levar ao aluno consequências sérias de aprendizado. Por isso, pais e escola em sincronia e a atenção de todos são fundamentais para que tudo corra bem durante a ambientação dos alunos”, finaliza Renata Souza Leite.

6 de fev. de 2012

Boas-Vindas Ensino Fundamental I


SESC apresenta “Samba e bossa nova: música do Brasil”



            O SESC São Caetano exibe no dia 7 de fevereiro de 2012, terça, às 20h, coleção de curtas metragens chamada “Samba e bossa nova: música do Brasil”. Sete documentários compõem esta apresentação, que mostram o dia a dia, as apresentações, as gravações e entrevistas em registros da música popular brasileira. Os filmes abordam desde o samba de Pixinguinha e Noel Rosa  até a bossa nova de João Gilberto e a MPB de Caetano Veloso.

            “Brasil” exibe os bastidores de gravação do disco homônimo de João Gilberto, que contou com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, além de apresentar trechos da performance de artistas como Grande Otelo, Ary Barroso e Dorival Caymmi.

            “Álbum de música”, o segundo curta, apresenta um perfil da música popular brasileira na primeira metade dos anos 70, com registros raros de grandes nomes da MPB.
“Carioca, suburbano, mulato, malandro – João Nogueira” traz o músico em rodas de samba e em visita a músicos da velha guarda da Portela.

            “Heitor dos Prazeres” mostra a grande arte do pintor e compositor, autor de clássicos como Pierrô Apaixonado e de telas que registraram o colorido do carnaval carioca.
“Martinho da Vila Paris 1977” registra uma viagem do cantor e compositor à capital francesa.
“Noel por Noel” é um tributo ao compositor de carreira meteórica e morte prematura. Documentos, fotos, manuscritos e imagens compõem este documentário.
           
            “Pixinguinha e a velha guarda do Samba” é o último curta, que traz registros raros do cantor, captadas por um dos diretores do filme, Thomaz Farkar, em 1954, no Parque do Ibirapuera.

            A exibição dos curtas, gratuita, faz parte do projeto Arte na Sala de estar, em que música, cinema e literatura são apresentados de forma intimista, proporcionando um encontro do público com a arte. Mais informações pelo telefone 4223-8800.

SERVIÇO:

Projeto Arte na sala de estar, com exibição de “Samba e bossa nova: música do Brasil”
Data: 07 de Fevereiro;
Horário: às 20h.

CURTAS-METRAGENS:

BRASIL;
Direção: Rogério Sganzerla
(RJ, 1981, EXP, COR/PB, 35mm, 13′)

ÁLBUM DE MÚSICA
Direção: Sérgio Sanz
(RJ, 1974, DOC, COR/PB, 35mm, 11′)

CARIOCA, SUBURBANO, MULATO, MALANDRO – JOÃO  NOGUEIRA
Direção: Jom Tob Azulay
(RJ, 1979, DOC, COR, 35mm, 13′)

HEITOR DOS PRAZERES
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
(RJ, 1965, DOC, COR, 35mm, 14′)

MARTINHO DA VILA PARIS 1977
Direção: Ari Candido Fernandes
(SP, 1977, DOC, COR, 16mm, 8′)

NOEL POR NOEL
Direção: Rogerio Sganzerla
(RJ, 1981, DOC, COR/PB, 35mm, 10′)

PIXINGUINHA E A VELHA GUARDA DO SAMBA
Direção: Ricardo Dias e Thomaz Farkas
(SP, 2006, DOC, COR/PB, 35mm, 10′)

Realização: SESC São Caetano
Rua Piauí, 554, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul/SP
Sem estacionamento
Classificação etária: livre para todos os públicos
Atividade gratuita
Informações: 4223-8800


Indicação da prof. Isabel Baptista, Diretora Pedagógia do Fênix Santa Paula.

3 de fev. de 2012

Aluna do Fênix será capa do Diarinho


            Hoje, dia 03, o jornal Diário do Grande ABC foi ao Colégio Fênix Santa Paula para tirar fotos para a capa do Diarinho, suplemento infantil que vai para as bancas aos sábados. Utilizando o tema reciclagem, a personagem para as fotos foi a aluna Livia de Oliveira Santos, do 5° ano C.

            Portanto, não deixem de conferir,nas próximas semanas, o jornal Diário do Grande ABC com a aluna Livia representando toda a “Família Fênix”.

1 de fev. de 2012

Robótica na grade do Grupo Fênix de Educação

           O Colégio Fênix Santa Paula vai inicar as aulas do curso de robótica "Lego Zoom", que abrangerá alunos do ensino Fundamental I. As aulas, que serão ministradas pelo prof. Caio Gaeta, das 11h50 às 12h30 de segunda-feira.
          

Conheça o Programa Líder
Por:Caio Gaeta Coord. de Novas Tecnologias


       LEGOZOOM educacional traz consigo um novo paradigma na educação: o de que nada supera o poder do aprender-fazendo para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21. Criado para alunos de 6 a 9 anos focado no desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores para a vida, elaborado para integrar-se plenamente à dinâmica e ao currículo escolar.

           A aula se desenvolve em fascículos educacionais interativos e dinâmicos, em encontros semanais com duração de 40 minutos, conduzido por meio de um contexto dentro de um desafio robótico e kit LEGO que são compostos de blocos, roldanas, engrenagens, polias, etc., em turmas de até 16 alunos.

Benefícios para o aluno:

          Aprendizagem sólida e significativa de forma lúdica, estimulante e divertida. Desenvolvimento de habilidades e competências essenciais não só para o desempenho escolar, como também para a vida profissional e pessoal. Desenvolvimento individual e gradativo de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada jovem. Aprendizado de conceitos tecnológicos por meio de aventuras e construção de robôs.

       Desenvolvimento inter e intrapessoal. Valorização e fortalecimento dos laços familiares por meio de participação dos pais na validação e acompanhamento via web das etapas do programa.

Robótica: Faça parte do Projeto Líder

               
     O Colégio Fênix Santa Paula abriu iniciará o curso de robótica "Projeto Líder", que abrangerá alunos dos ensinos fundamental II e médio. As aulas, que serão ministradas pelo prof. Caio Gaeta,  podem ser de segunda, quarta ou quinta-feira, das 16h às 17h4.
     


Conheça o Programa Líder

Por:Caio Gaeta Coord. de Novas Tecnologias


     O LÍDER é um programa educacional para os alunos de 10 a 15 anos focado no desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, com forte ênfase em liderança e empreendedorismo. Os alunos são estimulados a pensar e executar, a refletir sobre as ações e replanejar, e também são desafiados a resolver situações problemas de acordo com seu nível de desempenho. Por meio de aventuras robóticas em formato de historias em quadrinhos e baseados no aprender – fazendo, uma proposta inovadora de aprendizagem onde os jovens são estimulados a resolver, de forma divertida e desafiadora, situações-problema vivenciadas pelos personagens e a desenvolver soluções criativas e inovadoras para as questões propostas.

            O projeto é desenvolvido em módulos semestrais e independentes, com 14 encontros de 1h40 cada, cada módulo é composto por episódios, conduzido por meio de uma aventura central e aplicado em turmas de até 12 alunos, as aulas são realizadas com o uso integral de material de robótica (bloco LEGO programável, motores, roldanas, engrenagens e sensores etc.).

Benefícios para o aluno:

            Aprendizagem sólida e significativa de forma lúdica, estimulante e divertida. Desenvolvimento de habilidades e competências essenciais não só para o desempenho escolar, como também para a vida profissional e pessoal. Desenvolvimento individual e gradativo de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada jovem. Aprendizado de conceitos tecnológicos por meio de aventuras e construção de robôs. Desenvolvimento inter e intrapessoal. Valorização e fortalecimento dos laços familiares por meio de participação dos pais na validação e acompanhamento via web das etapas do programa.