30 de set. de 2011

O que vou ser quando eu crescer?

Por: Rafa Dutra

            No mês de agosto, a temática da escolha profissional fez parte das atividades do Colégio Fênix Santa Paula. Organizamos uma visita muito bacana com 193 alunos na Feira do Guia do Estudante, no dia 26 de agosto, e fechamos a última quarta-feira do mês, como de costume, com uma palestra; dessa vez com o tema: “O vestibular é de quem?”, em que foi abordada a importância da participação dos pais e da escola nesse momento da vida de nossos alunos. Aproveitando as atividades relacionadas a esse tema, escolhi fazer uma breve reflexão sobre a questão da escolha profissional em minha coluna no Fênix em Foco este mês.

            Começo pensando sobre o grande peso que essa escolha tem na vida do jovem, e embora alguns digam que isso se dá por ser a primeira grande escolha que eles fazem, eu tenho certas ressalvas a essa visão. Acredito que o peso dessa escolha para o jovem de classe média se dê principalmente pela maneira como nossa sociedade está organizada. De certa forma, as coisas se organizam, prioritariamente, em torno da questão financeira, e o trabalho se torna peça estruturante da vida adulta. O apelo para o tal “sucesso profissional” é grande, e essa pressão social se manifesta na família, na escola, na mídia, nos amigos e se torna uma autocobrança significativa muitas vezes.

            A questão do trabalho é, sem dúvida, estruturante, mas acho uma pena ter o peso que tem, uma vez que existem outros tantos aspectos a serem considerados quando se pensa um projeto de vida. É fato que nossa rotina se organiza a partir do trabalho, mas o trabalho pode se estruturar em cima de diferentes fatores, não apenas do fator financeiro e da questão do sucesso e status profissional/social.
           
            Certa vez um aluno me perguntou se eu queria ser professor “para sempre”, e eu respondi que não fazia a mínima idéia, que está nos meus planos continuar como professor nos próximos anos, mas que afirmar que eu serei professor daqui a 20 anos é afirmar que estarei fechado para novas experiências que podem mudar minha forma de pensar, ser e agir no mundo.

            Percebo que esta questão do “para sempre” acaba sendo um dos grandes mitos que atrapalham a cabeça dos adolescentes, que acham que aos 17 anos estão decidindo o que vão fazer para o resto da vida, o que sabemos que não é bem assim!

            No entanto, essa é sim uma escolha importante, uma vez que ela determina muito do que vai acontecer nos próximos anos da vida deles, por exemplo, um jovem que muda para outra cidade, mora sozinho e estuda Psicologia, com certeza viverá experiências muito distintas daquele que continuará morando com os pais e estudando Engenharia perto de casa, e, mesmo que eles sejam parecidos hoje, provavelmente serão pessoas bastante diferentes depois de 5 anos de faculdade.

            Portanto essa escolha é sim determinante, e acontece no meio de tantas descobertas, conflitos e decisões, o que faz com que a escolha profissional seja apenas mais uma das “novidades” que eles precisam aprender a lidar. E nesse importante momento o apoio, o diálogo, a manifestação de interesse e a participação ativa dos pais é fundamental, embora não se possa esquecer de que essa é a escolha e o projeto de vida do filho, um jovem que no meio de tantas vivências e descobertas, está lá, pensando o que vai ser quando crescer...

29 de set. de 2011

Basquete São Caetano de roupa nova

            Na noite desta quinta-feira, 29, o Secretário de Esportes de São Caetano do Sul, Gilberto Costa, em cerimônia no Colégio Fênix Santa Paula, entregou novos uniformes para as categorias de base da equipe de Basquete do Colégio, que representam a cidade. O evento, também, serviu para apresentar a parceria com a Synonym Idiomas, que estampará seu nome na roupa de treino dos times.

            A parceria, que existe desde o inicio de 2011, é motivo de orgulho para o diretor Geral do Colégio, Paulo Souza Leite. “Este é um trabalho de doação pelo esporte, não de investimento. Temos o claro objetivo de ajudar os jovens a vencerem na vida”, ressalta o diretor.

            Para o Secretário de Esportes, Gilberto Costa, “esse tipo de iniciativa é muito importante para o desenvolvimento do esporte na cidade”.  Segundo Gilberto, é preciso agregar esporte, educação e cultura na vida das pessoas o mais rápido possível. 

            Além do Secretário e do Diretor Geral do Fênix Santa Paula, a cerimônia contou com a presença da Diretora Administrativa da Synonym Idiomas, Evelin Citini, que agradeceu o apoio recebido tanto do Colégio, quanto da Prefeitura Municipal. “Nada adiantaria a nós, patrocinadores, se não tivéssemos pessoas que fizessem a diferença nas gestões”, enfatiza Citini.

            A parceria no Basquete corresponde às equipes masculinas nas categorias Subs–13, 14, 16 e 17, que disputam, entre outras competições, o Campeonato Paulista. O Fênix Santa Paula ainda possui outras duas parcerias com a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, no Futsal, do Sub  9 ao 15, e no Vôlei, na categorias Subs–15 e 16. 

27 de set. de 2011

Ganhe um CD autografado da Banda Caps Lock

            Em agosto, a banda Caps Lock agitou o Fênix Santa Paula, animando os alunos e entrando de vez para a “Família Fênix”. E como os garotos são sucesso garantido no Colégio, o @fenixsantapaula, twitter oficial da escola, vai sortear dois CDs autografados pela banda.

            É muito simples de participar, basta seguir o @fenixsantapaula e dar RT na mensagem “Eu quero um CD autografado do Caps Lock do Colégio @fenixsantapaula http://kingo.to/PGG”. O sorteio será realizado na tarde da próxima sexta-feira, dia 30, e duas pessoas ganharão um cd cada e deverão retirar no próprio Colégio Fênix Santa Paula. 

26 de set. de 2011

Segunda eleição para Presidente de Sala movimenta 6° ano


              No último dia 09 de setembro, ocorreu a II Eleição para Presidente de Sala dos 6os anos A e B do Colégio Fênix Santa Paula. Exercendo o seu direito à democracia, cada aluno votou, compondo assim a presidência das duas turmas.

             Desde o dia 01/09, quando foram formadas as chapas dos candidatos à Presidência e Vice-presidência, os alunos se mobilizaram e formaram torcidas para seus candidatos preferidos, criando um verdadeiro ambiente de campanha eleitoral. 
            
             Os eleitos da turma A foram os alunos Enrico Selúcio e Yuri Sanches Toledo, enquanto Matheus Rodrigues Ramirez e Iago Oliveira Campos se elegeram na turma B.




23 de set. de 2011

Porto Seguro - Destino dos alunos do Fênix Santa Paula

            Como os alunos e os professores Leandro Costa "Melão" e Vagner Silva do Colégio Fênix Santa Paula, já estão de malas prontas para Porto Seguro, na Bahia, nós do Blog do Colégio, estamos disponibilizando uma pequena apresentação para que os novos visitantes conheçam o destino final. Boa Viagem!!!!!          
          Quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica... não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias, transformando a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, no berço do Brasil.
            Mais de quinhentos anos depois, as belezas naturais que conquistaram Cabral e sua turma continuam sendo as responsáveis pela leva de turistas que chegam por terra e ar. Mas elas não são mais as únicas. A fama da animação da Costa do Descobrimento corre o mundo e chama a atenção de grupos de jovens que procuram agito 24 horas por dia. Entretanto, embora as palavras de ordem sejam axé e lambaeróbica – em especial na praia de Taperapuã e na Passarela do Álcool -, há opções também para quem chega em busca de paz e tranquilidade, como o charmoso Arraial d´ Ajuda e a rústica vila de Trancoso.

            Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não foram conferidos por acaso. Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as harmoniosamente. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante. E nada disso impede a agitação, que faz dos dias e das noites da cidade uma verdadeira maratona. Para relaxar, mergulhe nas piscinas naturais de águas mornas que se espalham por quase toda a orla.

            Nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Álcool, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia. E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal - permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais.

            Em resumo: Porto Seguro é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.

Fonte: http://www.feriasbrasil.com.br/ba/portoseguro/

20 de set. de 2011

Emoção marca o “Dia da Família” do Fênix Santa Paula

                Momentos de reflexões, cumplicidade, alegria e fortes emoções. O “Dia da Família” no Colégio Fênix Santa Paula, que ocorreu na manhã do último sábado, dia 17, foi um sucesso. Os estudantes participantes foram divididos em três grupos e levaram seus familiares para um programa diferente, que já ganhou presença cativa no calendário de eventos do Colégio.

Marise Ramiris (à esq.) Jayme Neto (centro) e família
            Recebidos com muito carinho pela Equipe Fênix, os familiares dos alunos curtiram uma palestra tocante, ministrada pelo professor e psicólogo Rafa Dutra, que se emocionou com a presença de seus próprios pais. A proposta de reflexão sobre a importância da família na formação de cada um deu o tom ao ritmo pensativo dos presentes ao Auditório do Colégio.

             Ao melhor estilo “hollywoodiano”, como se houvesse ocorrido ensaio por muitas e muitas vezes, no encerrar da palestra os estudantes entraram no Auditório com um presente para seus familiares: um simples óculos de papel, que de simplicidade não tinha nada. “Representava, na verdade, uma nova ferramenta que possibilitaria, a partir daquele momento, uma nova maneira de enxergar o exercício da familiaridade”, ressalta Rafa Dutra.

            “Quando as crianças entraram com os óculos foi um momento muito emocionante, pois o ambiente estava todo voltado para os sentimentos. Aí não deu para segurar o choro”, lembra Marise Ramiris, mãe do aluno Jayme Mônaco Neto, que está no 2°ano do Ensino Fundamental I.
  
          Dinâmica na quadra

            Emocionados, os familiares e os alunos foram encaminhados para a quadra, onde desenvolveram uma atividade de integração. Todos colocaram as mãos na massa e produziram, com a ajuda dos professores, coordenadores e diretores, sacolas de pano estilizadas.

            Para finalizar, todos se dirigiram para a outra parte da quadra, que estava ambientada. Era como se cada um pudesse se sentir em sua própria sala de estar. Embalados por muita cantoria e mais mensagens de amor e carinho, as famílias se despediram deixando mensagens em uma árvore de papel “construída” em um dos corredores do Colégio.     
           

19 de set. de 2011

Quatro subidas ao pódio marcam a segunda-feira

                   Dia de festa para os atletas do Colégio Fênix Santa Paula que disputam os Jogos Escolares de São Caetano do Sul. O futsal terminou sua participação com mais três taças nas mãos, enquanto a Queimada Fem. Pré-Mirim ficou com o vice e trouxe o primeiro troféu do Fênix na modalidade.

Futsal

            Em duas partidas emocionantes, os atletas comandados pelo técnico Marcio Bertini, fizeram ótimas apresentações e garantiram o “caneco” para nossa escola.

            Em um dia inspirado a equipe Pré-Mirim venceu o Colégio Ateneu, por 5 a 0, destaque para o ala pivô Matheus Ramiris, o Matheuzinho, que marcou dois gols e foi muito importante em quadra. Já na categoria Mirim, a boa atuação na defesa do ala pivô Garcia e o estilo arrojado do fixo Matheus fizeram a diferença e garantiram a vitória por 6 a 1 contra o Olynto Voltarelli.

            Já a equipe Feminina Pré-Mirim, treinada pelo Prof. Leandro Costa “Melão”, venceu o Alcina Dantas Feijão, por 4 a 1 e ficou em terceiro lugar. Destaque para Sabrina, autora de todos os gols do time.

Queimada

            Após a derrota, na final, para o Alcina Dantas Feijão, as meninas da equipe de Queimada Pré-Mirim entraram para a história do nosso colégio. Com o vice-campeonato garantido, as comandadas da Prof. Silvana conquistaram o primeiro troféu da modalidade para o Fênix Santa Paula.


15 de set. de 2011

Faltam dois dias para o "Dia da Família" - Confiram mais palavras dos alunos

Alunos do EFI alimentam veia artística no segundo semestre

          
          Como já de costume, no Colégio Fênix Santa Paula, o segundo semestre é o período das artes cênicas para os alunos do Ensino Fundamental I. Organizado pela professora de Artes, Marisa Castro, alunos do 1° ao 5° ano interpretam obras consagradas, adaptações e produções próprias.

            Neste ano serão apresentadas quatro peças de teatro divididas entre as séries. Os alunos do 1° e 2° ano interpretarão o musical que usa como tema principal o Circo, inspirado no grupo teatral Parlapatões. O 3° ano apresentará a peça Floresta do Raio Vermelho, dedicado ao Ano Internacional da Floresta.

            Os 4°s e 5°s anos se dividirão entre as turmas da manhã e tarde para apresentarem duas peças. O grupo matutino encena uma sátira do grande clássico Cinderela. Enquanto a turma vespertina interpretará, ao pé da letra, Alice no País das Maravilhas. “Esse tipo de atividade auxilia no desenvolvimento da criança, no processo de construção de identidade, ajuda na desinibição, entre outras qualidades”, enfatiza a professora de artes do Fênix Santa Paula, Marisa Castro.

            Os pais e amigos poderão conferir a peça Floresta do Raio Vermelho, interpretada pelos alunos do 3° ano, no dia 21 de outubro, durante a Feira do Livro do Colégio. As demais obras estão marcadas para o final do mês de novembro, ainda sem data definida.

9 de set. de 2011

Vôlei e Queimada representaram Colégio Fênix nesta Sexta

              Um dia com muitas decisões para as equipes do Colégio Fênix que disputam os Jogos Escolares de São Caetano do Sul.  Os times de vôlei e queimada entraram nas quadras para quatro difíceis jogos. Ao todo foram três derrotas e uma vitória emocionante.

            Quem abriu o dia foi a equipe Masc. Juvenil de Vôlei, que perdeu para o Alcina Dantas Feijão, por 2 Sets a 1,  com parciais de 25x30, 25x20 e 15x11.  Agora, os garotos definirão o terceiro lugar contra o Ateneu. As meninas do Vôlei Pré-Mirim perderam para o Arbos por 2 Sets a 0, parciais de 25x5 e 25x6.

            Em contrapartida, um jogo emocionante marcou a classificação do Vôlei Masculino Mirim para a final dos Jogos Escolares. Com o placar de 2 Sets a 1, parciais de 25x19 26x26 e 19x17, em cima do SEMEF, o Colégio Fênix chegou a perder o tie-break por  14 a 11, mas conseguiu virar e garantir a vaga.

            Na queimada, infelizmente, a equipe Masc. Mini, perdeu para o Massei, por 6 a 0, e deu adeus para a chance de subir ao pódio nos Jogos Escolares.

Copa Diário de São Paulo e JEESP

            O futsal do Colégio Fênix Santa Paula continua dando show por onde passa, além de fazer bonito nos Jogos Escolares, os comandados do técnico Marcio Bertini arrancam boas apresentações, também, pela Copa Diário de São Paulo e Jogos Escolares do Estado de São Paulo.

            Pelo JEESP, o Colégio Fênix Santa Paula venceu o ETIP por 8 a 1 e passou para a próxima fase. Agora a equipe espera a definição do adversário para o próximo jogo, quem tem previsão de acontecer no dia 23 de setembro.

            Já o time Sub 16, venceu o Lourival Gomes Machado, por 4 a 1, pela Copa Diário de São Paulo e, também, aguarda definição do próximo adversário.

8 de set. de 2011

Fênix Santa Paula mantém hegemonia no Vôlei e Futsal

            Em mais uma rodada dos Jogos Escolares de São Caetano do Sul, disputada nesta quinta-feira, pela manhã, o Colégio Fênix Santa Paula manteve sua hegemonia no Futsal e no Vôlei. No primeiro esporte, não perdeu nenhum jogo, enquanto no segundo, não foi derrotado em nenhum Set disputado.  Na abertura da primeira fase da Queimada, a equipe do Fênix venceu a EMEF Prof. Gaia por W.O.

            No Futsal Masculino, na categoria Mirim, os meninos venceram a escola Prof. Edgar Alves pelo placar elástico de 10 a 3. Destaque para o camisa 17, Jean Carlos, que inaugurou o placar. O time Pré-Mirim foi mais longe e venceu por 14 a 1 a EMEF Prof.Gaia.  Para o técnico, prof. Marcio Bertini, o placar elástico é o que menos importa. “O que mais queremos ver é a evolução esportiva da garotada, os bons jogos e o passaporte para as próximas fases. O número de gols é conseqüência”, ressalta o treinador.

            No Vôlei, os times comandados pelo técnico prof. Marcelo Coelho continuam sem perder um Set. O time Juvenil Masculino venceu o Pueri Domus por 2 Sets a 0 (parciais de 25x19 e 25x14), resultado que classificou o Fênix à semifinal, a ser disputada contra o Alcina Dantas Feijão.  As meninas do Pré-Mirim também fizeram 2 a 0, contra o Eduardo Gomes (com parciais de 25x14 e 25x17). Destaque para  a ala Julia Fahel. E quem finalizou o dia de competições foram os garotos do Mirim Masculino, que com uma boa apresentação de Matheus Mathioli, bateram o Ateneu por 2 Sets a 0, com parciais de 25x12 e 25x11.

Queimada

            Na estreia da equipe de Queimada Pré-Mirim Feminina do Colégio Fênix Santa Paula, também nesta quinta, houve vitória por W.O sobre a EMEF Prof. Gaia, no CER Bairro Santa Paula.


Rodada - Jogos Escolares – 2011 / 08 de Setembro

Jogos Escolares – 2011 / 08 de Setembro
Horário
Modalidade
Categoria
Partida
Local
08h
Futsal
Masculino/ Pré Mirim
Fênix Santa Paula

14x1
Prof. Gaia
Gisela
08h40
Futsal
Masculino/ Mirim
Fênix Santa Paula

10x3
Prof. Edgar Alves
Gisela
09h10
Vôlei
Masculino/ Juvenil
Fênix Santa Paula

2x0
Pueri Domus
Gin. Milton Feijão
10h
Queimada
Pré Mirim
Fênix Santa Paula

W.O
Prof. Gaia
Gonzaga
13h30
Vôlei
Feminino/Pré Mirim
Fênix Santa Paula

X
Eduardo Gomes
Gin. Milton Feijão
14h50
Vôlei
Masculino/ Mirim
Fênix Santa Paula

X
Col.
Ateneu
Gin. Milton Feijão

6 de set. de 2011

Colégio Fênix mais próximo das semifinais

                Três jogos compuseram, hoje, a segunda rodada das modalidades coletivas dos Jogos Escolares de São Caetano do Sul.  As equipes de vôlei masculino continua sem saber o que é perder um set, enquanto o futsal feminino perdeu a primeira, mas, mesmo assim, se classificou para a semifinal.

                Com praticamente 100% da vaga garantida para a próxima fase, as equipes de vôlei tiveram dois embates no dia de hoje. Pela Manhã, os atletas da equipe Juvenil, venceram o clássico contra o Ateneu por 2 Sets a 0, parciais de 25x13 e 27x25. Já no período da tarde o time Mirim passou sem problemas pelo Anacleto Campanella também por 2 Sets a 0, parciais de 25x16 e 25x12, destaque para o atacante Guilherme Sá.

                No futebol, as meninas do Fênix Santa Paula perderam a primeira  na categoria Pré-Mirim, mas se classificaram para a semifinal.  Segundo o técnico da equipe Leandro Costa “Melão”, o placar revés de 4 a 1 contra o Leandro Klein não reflete a realidade do jogo. “Até o inicio do segundo tempo estávamos empatados, porém após o segundo gol do adversário precisei colocar o time para frente o que proporcionou mais contra-ataques”, explica Melão.

Jogos Escolares – 2011 / 06 de Setembro

Jogos Escolares – 2011 / 06 de Setembro
Horário
Modalidade
Categoria
Partida
Local
09h10
Vôlei
Masculino/ Juvenil
Fênix Santa Paula

x
Ateneu
Gin. Milton Feijão
09h20
Futsal
Feminino/ Pré Mirim
Fênix Santa Paula

x
Leandro Klein
Alcina Dantas Feijão
14h50
Vôlei
Masculino/ Mirim
Fênix Santa Paula

x
Anacleto Campanella
Milton Feijão